• Daniella Neves.

Gosta de corrida? Você pode correr na Disney!

Durante toda a minha vida admirei aquelas pessoas que correm, e que não só passam correndo por mim, como voltam correndo! O que é isso? Como conseguem? Depois de três promessas se Ano Novo seguidas, que fazia a mim mesma, e que não ultrapassavam o mês de fevereiro, decidi que me inscreveria numa corrida. Dessa forma não teria como desistir no meio do caminho, eu teria um compromisso a cumprir.


Em 2015, combinei com alguns amigos de correr a versão RunDisney em São Paulo. Porém teve troca de patrocinador, o evento ficou meio enrolado, e todos desistiram. As outras corridas não me atraiam muito, muita gente, muito calor (Odeio calor rsrs), eu sei que sou chata, mas eu queria uma inspiração, algo grande, algo que movesse meu coração. Foi aí que vi um vídeo de uma corrida na Disney, dentro do complexo Walt Disney World Resorts. Fanática por Disney como sou, fiquei tão encantada que não podia mais assistir aquilo pois só chorava. Resolvido!


Decisão tomada, é hora de acompanhar o calendário de corridas, e ficar atento para a abertura das inscrições. Esse evento é suuuper concorrido, e se você deseja garantir a sua vaga, é essencial que esteja a postos em frente ao computador no momento em que as inscrições são abertas. Para ter idéia, me inscrevi para o "Wine & Dine Half Marathon Weekend" que aconteceu de 03 a 05 de novembro, e o início das inscrições foi no dia 17 de janeiro. É muito tempo antes, mas acho que seja o tempo ideal para planejar a viagem.

Todas corridas na Disney são temáticas, e é isso que trás a magia para as pistas! Tem Corrida Star Wars, das Princesas, e o Wine & Dine que acontece juntamente com o festival de mesmo nome, que ocorre no parque Epcot Center, e oferece comidas do mundo inteiro, vinhos e muitos shows para os convidados. Foi para essa corrida que me inscrevi, já que era no meu período de férias.


As corridas acontecem durante um final de semana, englobando de sexta a domingo. Vou detalhar melhor as categorias. Lembrando que todo o percurso é dentro do complexo WDW, o que inclui hotéis, rodovias e parques. 


5k - Acontece na sexta de manhã. É mais uma caminhada, e inclui muitas crianças,  um evento para a família toda.

10k - Ocorre nos sábados. O trajeto dependerá do tema da sua corrida.

21k - Ocorre aos domingos. E o trajeto também dependerá do tema.

10k + 21k - Conhecido como o "Challenger" ou Desafio. O corredor participará das corridas de sábado e domingo. Ganhará as camisetas dos dois dias + a terceira do desafio, e as medalhas seguem a mesma ordem, uma de cada corrida + a terceira medalha por ter concluído tudo.

Para quem deseja experimentar, saiba que as corridas em Orlando costumam acontecer no outono/inverno, tem uma na primavera, e outra no final do verão, pois o clima da Florida é muito quente. Na Califórnia também haviam alguns eventos no ano, mas estão suspensas por enquanto. Na Disney Paris, tem uma corrida anual.

Decididos a entrar nesse vício? Todo a agenda de corridas está aqui no link da RunDisney, mas deixarei um passo a passo nas imagens abaixo para quem for se inscrever. O site é em inglês, mas no cadastro algumas partes estão em português. Na dúvida, o Google Translate dará aquela força, mas fiquem tranquilos, são somente algumas perguntas em inglês para que você responda sim/não, e opções de tamanho da camiseta que virá no seu kit.



Essa parte final é feita através do site Active, e a própria página da Run Disney vai te redirecionar. Indico fazer seu cadastro na Active antes da abertura das inscrições, pois assim você ganhará tempo. Para ter acesso, clique aqui.


Essas corridas são muito procuradas, e as vagas acabam logo, principalmente para 5k e 10k. Com a suspensão do calendário californiano, a tendência é de que mais pessoas se disponham a ir até Orlando. Por isso insisto no fato de que é importante deixar seu cadastro pronto, e aguardar em frente ao computador minutos antes da abertura oficial.

Concluída a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação. Cerca de um mês antes da data do evento, acompanhe o site Run Disney para visualizar o edital da corrida. Nele é que vi todas as informações sobre horários, corrals, transportes, link para acessar e imprimir sua inscrição e numeração do BIB, percursos. É a hora que dá aquele frio na barriga, e a gente fica fascinado lendo tudo.



O dia anterior: Entrega do BIB e do kit.


Os kits e sua numeração para a corrida (O BIB que é sua identificação e será fixada na sua blusa), são entregues a partir de quinta-feira no ESPN Sports, dentro do complexo Disney. Logo na chegada, o clima já contagia! Cartazes, painéis para fotos, os percursos, e um mapa te guiará até o primeiro pavilhão! 

Já aviso que tudo acontece em dois prédios separados, e como pode ser que mude no seu evento, não vou confundi-los. Siga o mapa disponível na entrada.

A primeira parada foi para confirmação de dados. É necessário levar uma cópia impressa do número do seu BIB, que virá no edital. Caso não tenha conseguido levar, não se preocupe, existem computadores e impressoras à disposição. O meu número por exemplo, não foi encontrado, e resolvi isso mais adiante... Próxima parada, é o local que está nas fotos abaixo, tipo um galpão. Para se localizar, procure o balcão com o percurso escolhido, o meu era o 10k. Entreguei os documentos, a atendente ajudou a imprimir o documento que faltava, assinei a ficha e fui orientada a "seguir o fluxo"...





Bib em mãos, chegamos a um pavilhão muito grande, repleto de produtos Disney separados por corredores que correspondiam a cada categoria de corrida. Isso mesmo, um corredor de produtos correspondente à distância que você escolheu. Os itens vão desde casacos, camisetas, até imãs de geladeiras, bonés, garrafas, chaveiros...




Bib em mãos, chegamos a um pavilhão muito grande, repleto de produtos Disney separados por corredores que correspondiam a cada categoria de corrida. Isso mesmo, um corredor de produtos correspondente à distância que você escolheu. Os itens vão desde casacos, camisetas, até imãs de geladeiras, bonés, garrafas, chaveiros...




O Grande Dia!

Fiz a corrida "Wine & Dine Marathon Weekend", e como expliquei acima, o tema é o festival do Epcot Center, então esse é o parque em destaque. A largada ocorreu no estacionamento do Magic Kingdom as 05:30, o que gerou algumas dúvidas sobre o acesso já que o local de chegada dos corredores e a saída após a acorrida era o próprio estacionamento do Epcot Center. Aliás foi aonde todos estacionaram seus carros.

Chegamos lá as 04:15 da manhã, meu marido me acompanhou até aonde era permitido, dali parti sozinha para minha grande aventura. A Disney colocou vários ônibus para fazer o translado dos corredores até o local da largada. Lá, havia DJ, uma fila enorme para fotografar com a Minnie, Mickey, Tico e Teco, todos em trajes gourmet. Porém outra fila maior chama a atenção e provoca um "desespero" em quem chega, a fila do banheiro... Não caiam nessa, pois lá na frente terão outros banheiros, com filas bem menores.


O sistema de som vai anunciando a chegada do horário para acesso dos corrals, que são os grupos de largada selecionados pelo pace dos corredores. Uma vez lá dentro, o pessoal aproveita para alongar e se aquecer. Um anfitrião dá as boas vindas no palco que fica ao lado do telão e do portal de largada. O hino nacional americano ecoa, e em seguida lá vai o primeiro corral largando embaixo de uma explosão de fogos! No telão podemos ver o mar de pessoas cruzando a largada. Ali mesmo já comecei a chorar, aliás chorei em muitos momentos do percurso. Era um sonho se realizando, e era exatamente como esperava!


Dada a largada, mais lá na frente, nos deparamos com um lindo coral e orquestra. No caminho estavam alguns personagens como o Woody, o soldado verdinho do Toy Story também estava, os Três Porquinhos, Oswald (O coelho criado por Walt Disney antes do Mickey), Dj animando o pessoal lá da cabine, senhoras italianas com colheitas de uva (Lembre-se que é o festival de comidas e vinhos), e ntre outros personagens. Você pode parar para fotografar, mas não pude tirar fotos com todos.

Se tudo isso não bastasse, o trajeto foi a cereja do bolo. Largamos nas rodovias de acesso aos parques, e boa parte do percurso foi por ali. Depois fomos contornando um prédio que eu conhecia, mas não daquele angulo... Era a "Twilight Tower Of Terror", o hotel mal assombrado do parque Hollywood Studios. Entramos no parque pela lateral dessa atração. O parque todo iluminado só para nós, meu Deus, que emoção!

Saímos do parque e chegamos ao Boardwalk, um dos lugares que mais amo, é um complexo de hotéis Disney com um pier de tirar o fôlego. Preciso registrar que nessa parte, muitos hóspedes desceram dos quartos, outros ficaram nas varandas, alguns até com cartazes para prestigiar os corredores. A energia dessa corrida é impossível de descrever. É o lugar mais mágico do mundo, que transforma as pessoas no melhor que elas podem ser. 


Dali já chegamos no Epcot Center, entrando pelo Pavilhão do Reino Unido juntamente com o nascer do sol... O trajeto pegava parte do World Showcase, contornando o lago, e seguia em direção a Spaceship Earth, a famosa "bola" do Epcot. Bem nesse momento, o monorail cruzou acima de nós, e o maquinista acenou e buzinou para todos.




Um fato muito bacana  e que deve ser mencionado, é que a grande maioria das pessoas que trabalham ali, tanto no ESPN quanto na corrida, são voluntárias. Eles estão ali orientando, oferecendo água, incentivando, torcendo, gritando palavras de incentivo. A paixão pelo universo Disney é tanta, que eles se inscrevem para isso.

Tive a oportunidade de conversar com uma senhora no ESPN, ela era voluntária junto com o marido, e eu tive que perguntar o por quê deles se voluntariarem. Eles moram no norte do país, e para fugir do frio descem para a Flórida nessa época do ano. Como são apaixonados por Disney, se inscrevem para poder participar, conhecer pessoas com a mesma paixão, passar o tempo. Ela inclusive me falou que a filha desistiu de uma certa universidade, e conseguiu um emprego dentro da Walt Disney World Company, o que era um sonho! Era lindo de ver e se identificar com aquele casal tão fofo de senhores.

Por isso, quando for fazer uma corrida Disney, converse, agradeça aos voluntários, eles são parte importantíssima no trajeto, e suas vozes ficarão pra sempre na memória da gente. Acreditem.


O que levar.

Existe um local para guardar pertences, mas só serão aceitos os que estiverem dentro da bolsa de plástico transparente oferecida por eles. Nem adianta insistir, tem que estar na bolsa que vem junto com o seu kit, para que possam ver o que está sendo guardado.

Eu só levei um porta celular de braço, sabem? Fiquei com receio de ficar com o celular na mão, pois sabia que iria fotografar, e até tentei um vídeo ao vivo com a família, que durou alguns minutos. Inventei de levar dinheiro, mas não foi necessário usa-lo. Tem entrega de água no caminho, então não precisa se preocupar em levar garrafinhas.

Como estava frio, fui com uma blusa térmica, e minutos antes da largada tirei e amarrei na cintura, por baixo da saia. Muitos corredores largaram as blusas no caminho, achei esquisito kkkkk.

Ah também levei uma fruta, que comi antes de entrar no corral. Fiquei com medo de dar fome no caminho, pois saí para a corrida as 03:30. O lanche antes de sair de casa foi simples. Fiz um sanduíche de queijo e peito de peru, suco.


Photopass

O Photopass, o sistema de fotos da Disney "Memory Maker" que você usa nos parques, incluirão as fotos da sua corrida! O reconhecimento é através do número do seu BIB que tem que ser fixado bem na frente da sua blusa, e ficar com a numeração bem visível, ok?

Nesse dia, as fotos foram ao ar no site da corrida. Só precisa entrar com seu BIB, escolher as fotos e baixar. Essas instruções estarão na folha que estará junto com a retirada do seu kit. 

Eu sempre recomendo a compra do Memory Makeros. Você terá lindas fotos dos parques e até da corrida para levar de recordação!


Acompanhantes.

A linha de chegada é ali mesmo no estacionamento do Epcot Center. Tem uma arquibancada para os acompanhantes assistirem a chegada. Não é alta, porém é longa. Se estiver cheia, dá para ficar ao lado ou em volta, e acompanhar a entrega das medalhas que acontece bem em frente. 


Final.

Após a entrega da medalha, ganhamos um toalhinha descartável para higiene e um kit de café da manhã. Após tinham algumas filas para tirar fotos oficiais com painel da corrida, plaquinhas, e claro a tão sonhada e linda medalha!




Um DJ anima o público do palco, e bem ali estão Mickey, Minnie e Pateta para 

fechar com chave de ouro esse grande dia!

Sei que é um post longo, mas não tinha como tudo relatar de forma diferente. É difícil achar dicas e depoimentos dessas corridas, eu procurei e não achei quase nada. Por isso decidi relatar passo a passo, e ajudar quem também sonha em um dia correr lá.

As inscrições para o "Wine & Dine Half Marathon Weekend 2018" começam amanhã, dia 20 de março. Espero ter te inspirado a correr comigo. Bora? 

www.rundisney.com




Entre em contato

Dúvidas, orçamentos, tudo para sua viagem!
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Pinterest Ícone
  • Grey YouTube Icon
RBBV Orlando For All

© 2017 Orlando for All. Criado por Studio E News